Por que Você Prega Contra à Prosperidade?

   Pelo que podemos notar, grande parte dos cristãos inclusive pastores não possuem um conceito claro da palavra prosperidade. Isso fica evidente quando usam o púlpito e outras plataformas para atacar a mensagem que a ela se referi. O termo: Teologia da prosperidade ao meu ver é mal empregado, pois teologia e prosperidade é algo bom e não pejorativo. Se tivéssemos que intitular a linha de pregadores que falam apenas sobre o dinheiro, eu indicaria outros termos tais como:"Teologia do materialismo ou teologia do mercantilismo" etc. Porém jamais teologia da prosperidade. O fato é o seguinte, devido tanto se falar sobre isso na atualidade, as pessoas foram trabalhadas e treinadas para ligar prosperidade apenas como dinheiro, o que é um erro grave. Vamos portanto, sabermos a luz da Bíblia o que de fato é prosperidade. Primeiramente preste bastante atenção as seguintes palavras: progresso, evolução, crescimento, desenvolvimento, ascensão, elevação etc. Agora sim podemos pensar mais claramente em prosperidade. Em outras palavras, tudo se desenvolve, que cresce, que evolui está ligado a ela. Vamos para a Bíblia:


Prosperidade como longevidade: Exatamente isto, no tempo pré-diluviano o homem chegou a viver 969 anos.  Gn 5.27; Entretanto, devido a peste do pecado, estes dias foram diminuídos: ..."Os seus dias serão cento e vinte anos."  Gn 6.3; está ai uma promessa de que o homem iria viver menos e isto aconteceu após o dilúvio, no decorrer dos anos. Moisés falou em 70 e 80 Sl 90.10; Nos dias atuais no Brasil isso permaneça, pois a expectativa de vida é de 72 a 73 anos. Mas a prosperidade de Deus para o seu povo será restaurada, quando ingressarmos no milênio de Cristo, serão mil anos de glória com ele Ap 20.4. Perceberam a evolução?

Prosperidade como sabedoria: Esta é outra prosperidade da qual a Bíblia fala, o crescimento na sabedoria de Deus: "conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor... Os 6.3; e ainda: " antes crescei na Graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo"  2 Pe 3.18; Isso é prosperidade.

    Prosperidade com bens materiais: O cristão pode sim, ter uma vida financeira confortável, e ser ao mesmo tempo um autentico servo de Deus. Dinheiro não é nosso inimigo, se fosse nós não correríamos atrás dele diariamente. Há pessoas que dizem que dinheiro é coisa do Diabo, mas não dá um centavo pra ninguém. Mike Murdock disse:" Se o dinheiro é coisa do diabo, por que ele não dobra a sua renda"? Quer ver o diabo é sua frente, fica sem dinheiro para pagar suas contas. A Bíblia diz:" E era Abrão muito rico: em gado, em prata e em ouro. Abrão era homem de Deus? Os bens materiais lhe corromperam? Claro que não. Portanto, faça do dinheiro seu servo e nunca seu senhor.
Assim, percebemos que prosperidade do ponto de vista bíblico é uma coisa boa e não ruim. O mal está na cabeça de quem não sabe discernir. Prosperidade é um homem nascer aleijado, e depois andar pelo poder do nome de Jesus Atos 3.1; Prosperidade é a oportunidade que o mundo tem, de sair do estado de condenado pelo pecado, e ser salvo pelo nome do salvador Jesus Cristo Jo 3.16; Por que então, muitos ainda pregam contra a prosperidade?  

Professor Vanderley Carvalho
Bacharel em Teologia e Pós graduado em docência do ensino superior;



                                             Contato: vanderleycarvalho@hotmail.com

Um comentário:

  1. A paz do Senhor meu amigo e irmão Vanderley, ótima palavra, tem muita gente precisando ouvir e aprender sobre esse assunto. Um grande abraço, sucesso e parabéns

    ResponderExcluir

Antes de comentar saiba que:
- Comentários contendo apenas divulgação, sem nenhuma opinião sobre o assunto do post serão deletados;
- Comentários contendo palavras de baixo calão também serão deletados.