Aprendendo com Jesus

  Tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim...Mt 11.29;  que bom seria se todos seguissem esta recomendação de Jesus. entretanto, poucos atentam para as palavras do mestre. Bem falou certa vez o renomado pregador Mike Murdock: o evangelho tem dois lados: a pessoa de Jesus e os princípios de Jesus". O referido pastor argumenta que todos de certa forma tem uma simpatia por Jesus, mas os seus princípios são deixados de lado. De fato, pergunte a qualquer pessoa que não é membro da igreja o que Jesus significa para ela, e sem dúvida ela dará uma boa resposta a esta interrogação; contudo, quando o assunto é renunciar suas paixões carnais para obedecer aos ditames da lei de Cristo, o assunto muda completamente. O reverendo Charles Sheldon, é autor do Best sellers intitulado: "Em seus passos que faria Jesus? É um livro fenomenal; nele, o autor conta como foi que uma igreja decidiu viver um ano fazendo exactamente aquilo que eles pensavam que Jesus faria em certas situações. Isso serve de bom exemplo para todos nós, basta perguntarmos se Jesus estivesse em nosso lugar, faria o que estamos fazendo ultimamente em nossa práticas cotidianas. Em outras palavras, será se Jesus jogaria na loteria como muitos irmãos e pastores fazem? Será se fazia uma fezinha na cobra ou no Jacaré? Será se omitiria ajuda a tantos que estão sofrendo a nossa volta? mas, nós só enxergamos o nosso umbigo. Será se ele seria candidato algum cargo politico? Bem, como podemos perceber a lista poderia ser enorme. Ainda poderíamos perguntar o que Jesus achava dos comerciantes do evangelho da atualidade. Dos cantores cristãos que só cantam por muito dinheiro, dos pregadores que só pregam com cachê fixo, dos famosos atletas de Cristo que não aprenderam dividir o pão conforme a oração que Cristo ensinou. Será se Jesus gastaria tanto tempo com Orkut, Facebook, Msn, Youtube, Google e Cia Ltda? Talvez. Mas para um fim bem proveitoso creio eu. Estas são apenas umas poucas interrogações, porque a história é longa e não queremos navegar em oceanos mais profundos. Mas o certo é, que pouquíssimas coisas temos aprendido de Jesus, não porque ele não queira nos ensinar, somos nós que pouco frequentamos a sua escola. O Professor adorável estar aqui convosco, o manual eficaz também se encontra disponível, então o que está nos impedindo de aprendermos mais com Jesus? A Bíblia nos informa que Maria assentava-se aos pés de Cristo e ouvia-lhes os ensinamentos LC 10.39; não seria esta uma boa sugestão? pensamos que sim. Ele tem muitas coisas excelentes para nos ensinar. Mas quais são os ensinamentos de Jesus afinal? o que podemos aprender com ele para podermos pôr em prática hoje? bem, vamos deixar aqui pelos menos 5  {cinco} tipos de lições que Jesus nos deixou:

1 Humildade: Esta foi uma forte marca da pessoa do meigo nazareno, ele era humilde por natureza, não por disfarce.   Humildade segundo o dicionário teológico do Pastor Claudionor Correia, é a pessoa não ostentar nem um tipo de soberba; de fato, a pessoa soberba jamais pode ser considerada humilde, e neste sentido, Jesus foi o maior de todos os tempos . E nós como estamos neste quesito?
ora, Paulo nos advertiu dizendo: "mas temo que assim como a serpente enganou a eva com a sua astúcia, assim seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade do Evangelho. 2 Cor 11.3; a pessoa humilde aprendeu com Jesus, a pessoa soberba, nunca o conheceu. Mesmo sendo Deus, ele se fez semelhante a homens, e foi obediente até a morte e morte de Cruz.

2 Relacionamentos: Jesus sabia se relacionar com qualquer tipo de pessoa, fosse para exortar ou para almoçar com ela. Ele não fazia e nem faz acepção de quem quer que seja. Certa vez ele foi jantar com um leproso chamado Simão na aldeia de Betânia Mt 26.6; Pediu para dormir na casa de Zaqueu um cobrador de impostos Lc 19; conversou com uma samaritana no poço de Jacó, Jo 4; ele recebe a todos que o procuram, ele abraça todos sem discriminação. Ele convocou doze jovens rapazes e manteve com eles uma duradoura amizade.  Ele continua se relacionando com todos nós, e além disso nos dando exemplo de que assim devemos proceder com todas as pessoas. Quem aprendeu de Jesus, sabe ser amigo das pessoas, sabe compreender suas dores, sabe chorar e sorrir junto com elas. Jesus participou de uma festa de casamento, e se alegrou junto com os noivos e convidados Jo 3. Mas também chorou ao ver seu amigo Lázaro na sepultura Jo 11. Existem pessoas que não sabem conviver harmoniosamente com as outras, e estas ainda devem aprender isso com Jesus.

3 Oração: Jesus foi homem de oração prolongada, ele passava a noite inteira em oração Lc 6.12; Ou quando dormia a noite levantava-se muito cedo ainda escuro e se derramava em oração diante do Pai Mc 1.35; esta é mais uma lição que deveríamos praticar, pois os nossos púlpitos estão cheios de homens intelectuais, mas vazios da unção; cada pregador, professor de escola dominical, pastor, etc, deveriam levar uma vida de profunda oração com Deus. Você pode até falar bonito usando a homilética e recursos afins, mas sem o azeite da oração não haverá sinais dos céus na sua mensagem. Faça como Jesus, derrama sua alma em oração nos braços do Pai celestial. Os maiores homens da história foram os homens de oração. David Cho um coreano, saiu de um quarto pequeno de pensão, para ganhar milhares de almas em oração.   Martinho Lutero o pai da reforma protestante, disse que se não orasse pelo menos duas horas ao se levantar pela manhã, sentia que o diabo o derrotaria. Jhon Hyde, ganhou 100.000 {cem mil} almas orando. O apostolo Paulo nos recomendou: "orai sem cessar" 1 Tess 5.17. Assim, acreditamos que somente a oração poderá trazer um grande avivamento para a igreja atual. As metodologias criadas pelos homens não estão funcionando, ou seja: Retiros, visão celular, coreografias, gincanas, peças teatrais, dinâmicas etc. É hora de voltarmos aos pés do mestre, e lançarmos ali as nossas cargas em profunda oração. pense nisso.

4 Coragem: Jesus foi fiel até o fim ao propósito de Deus. Ele não fugiu da morte expiatória da cruz do calvário . Ele provou a morte para que provássemos da vida abundante. Jo 10.10; coragem não é ausência de medo, mas é enfrentar o perigo apesar do medo. Isto serve muito bem para nós, que somos medrosos em muitas coisas, mas vamos aprender com Jesus a enfrentar nossos calvários visando o que nos espera lá do outro lado. Afinal, todo grande problema, só acontece na curva de um milagre.    
  
5 Amor: Tem uma canção muito linda que nos diz: "se isso não for amor, o céu não é real, tudo perde o valor se isso não for amor". Claro, que Jesus não apenas tem amor por todos nós, ele é o próprio amor. Vivamos portanto este amor. 

6 Pregar: A mensagem de Jesus era muito simples, todos compreendiam. Foi por esta e outras razões que ele atraiu multidões para o Reino de Deus. Os homens do nosso tempo, só pregam se fizer um curso de oratória para falar bonito. Ora, isso é até bom, mas não deve substituir a simplicidade do evangelho e nem muito menos a unção do Espirito Santo. Jesus foi o maior pregador de toda a história, porque os seus sermões eram a verdade exposta e não o fingimento, eram ministrados visando a glória de Deus e não para autopromoção. Por fim, devemos decisivamente nos voltar a verdade do evangelho, e deixar de lado as teatralizações: "Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré, com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte fazendo o bem e curando à todos os oprimidos do diabo porque Deus era com ele`` Atos 10.38.



Professor Vanderley Carvalho
Bacharel em Teologia e Pós graduado em Docência do ensino Superior;
Escritor, Conferencista e Poeta contratado da Editora Luzeiro
Contatos: (62) 9344-6338 / 9823-2825
E-mail: vanderlleycarvalho@hotmail.com   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar saiba que:
- Comentários contendo apenas divulgação, sem nenhuma opinião sobre o assunto do post serão deletados;
- Comentários contendo palavras de baixo calão também serão deletados.